Automação
Instalação de portões para pedestres
Visão geral
Legislação
A maioria das casas e prédios tem o seu fechamento no limite do lote, em frente à rua de acesso. Verifique o Código de Edificação da sua cidade e veja os limites de afastamentos e aberturas. Se a fiscalização aparecer e você tiver construído no lugar errado, pode ser obrigado a demolir!
Dimensões
A primeira preocupação deve ser com relação às dimensões do portão e para que ele servirá. Podem ser apenas para a circulação de pedestres (menores) ou permitir a passagem de veículos. Quanto maior e mais alto (por questão de segurança) for o portão, mais pesado ele será e maior a força (manual ou automática) necessária para manuseá-lo.
Materiais
Além do fator estético, é importante verificar a resistência, o peso e a durabilidade. Um portão de segurança deve ser fabricado com materiais resistentes, os mais comuns são o ferro, o alumínio e a madeira. O vidro temperado tem ganhado espaço e já aparece em diversas casas. A mistura desses materiais, com diversos formatos e desenhos, é uma ideia interessante!
Tipo de abertura
Portões automatizados – escolha um fabricante conhecido e preste atenção na forma de abertura, é o que geralmente define se ele será ou não automatizado. Portões de correr ou basculantes funcionam melhor quando automatizados. Portões de abrir com duas folhas precisam de dois motores, por isso é comum vermos uma abrindo antes da outra ou a abertura ocorrer em pequenos trancos após algum tempo de uso.
Pronto ou sob medida – Os portões comprados prontos têm menor custo. Já os sob medida têm a vantagem de se adequar perfeitamente ao espaço e a forma de abrir desejada, além da liberdade com relação aos materiais, formas ou desenhos. Ao se decidir, consulte uma empresa especializada e com bom nome no mercado.
Entre contato conosco
- (81) 3314-8444
- stel@stelpe.com.br
- R. Carneiro Pessoa, 240 - Pina, Recife - PE, 51011-070